aulas presenciais

Segundo semestre da UFSM deve iniciar em 4 de outubro

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já tem datas para o segundo semestre de 2021. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) votaria o calendário para o segundo semestre na instituição na próxima sexta-feria, mas a reunião deve ser adiada. A tendência é que seja aprovado um retorno presencial escalonado para aulas práticas para 2021. O retorno total depende de fatores como imunização e planos de contingência. Entretanto, o reitor Paulo Afonso Burmann já considera a possibilidade para dezembro de 2021 ou janeiro de 2022 conforme o ritmo de vacinação atual.


Vacinação é antecipada e chega aos 48 anos nesta semana

As atividades práticas que não foram feitas em 2020 já são uma certeza de retomada no calendário suplementar, junto do segundo semestre de 2021. As datas apresentadas ao Cepe são de 4 de outubro para o início e 12 de fevereiro para o final. A possibilidade de que cursos, além da área da saúde, apresentassem planos de contingência para retorno presencial já havia sido adiantada pelo pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch. Por enquanto, apenas os da área da saúde tem aprovação.

A novidade é que um retorno presencial total fica ainda mais perto. Segundo Burmann, é levado em conta a estimativa do governo estadual de vacinar toda população gaúcha acima de 18 anos até setembro. Caso isso se confirme, cada curso e unidade de ensino deveria, para retornar, apresentar planos de contingências. Esses planos devem ser aprovados em três comitês. O trâmite passa pelo Comissão de Biossegurança (CBio) e Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE-E UFSM). Ambos são internos da universidade. Além disso, é necessária a aprovação do plano pelo município.

Tybusch considera que somente entre dezembro e janeiro o retorno total pode ser experimentado. Ele considera, ainda, a imunização completa de jovens de 18 anos para o último mês de 2021, ainda segundo previsão do governo estadual.

- Teremos um segundo semestre mais híbrido. O calendário suplementar terá práticas presenciais junto ao Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede). A tendência é que a gente vá chegar muito próximo disso (retorno presencial total) no final do ano, mas ainda escalonado - explica Tybusch sobre o planejamento para garantir segurança quanto ao contágio do coronavírus.

A UFSM iniciou a suspensão das atividades presenciais em março de 2020, uma semana depois do começo do semestre letivo. O campus segue fechado para visitantes desde 23 de março. Em agosto, somente os cursos de Medicina e Enfermagem puderam ter aulas práticas e estágio presenciais.

VÍDEO: professores de UFSM e UFN preveem ensino híbrido após a pandemia

LINHA DO TEMPO DA PANDEMIA NA UFSM

2020

2021

  • 9 de fevereiro - Cepe aprovou o calendário acadêmico para o primeiro semestre de 2021, mais uma vez pelo Rede
  • 13 de fevereiro - Término das aulas do segundo semestre de 2020
  • 7 de abril - Cepe aprova alterações referentes ao 1° semestre letivo de 2021, que estava previsto para iniciar em 12 de abril, passando para 18 de maio. Adiamento ocorreu devido ao atraso na divulgação dos aprovados no Sisu 
  • 18 de maio - Início das aulas do primeiro semestre de 2021, pelo Rede. Alunos de todos os cursos da área da saúde podem realizar aulas práticas e estágios presenciais
  • 4 de setembro - Término das aulas do primeiro semestre de 2021
  • 4 de Outubro* - Início das aulas do segundo semestre de 2021, pelo Rede. Expectativa é que aulas práticas e estágios possam ser liberados de forma presencial para os cursos, com apresentação e aprovação de planos de contingência

2022

  • 12 de Fevereiro* - Término das aulas do segundo semestre de 2021 

*Ainda há ser aprovado pelo Cepe

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM recebe prêmio internacional por trabalho colaborativo com governo local

Fórum online vai discutir ensino de culturas indígenas e afro-brasileiras Próximo

Fórum online vai discutir ensino de culturas indígenas e afro-brasileiras

Educação